Efeitos da falta de água no organismo

Efeitos da falta de água no organismo

Atualizado: Quinta-feira, 18 Fevereiro de 2010 as 12

Sempre quis saber o porquê dos nossos pais e avós terem o costume de guardar sempre uma garrafa de água ao lado da cabeceira da cama, ou uma jarra com água, e até mesmo um copo com água tampado...E, mesmo muitos chineses e taiwaneses também têm este costume que se tornou um hábito saudável!

Pasmem vocês, soube que até mesmo os antigos japoneses bebem dois a quatro copos de água morna antes de escovar os dentes, e meia hora antes de tomar a primeira refeição de manhã...

Mas, qual será o efeito da falta de água no nosso organismo?

Você sabia que o mecanismo da sensação de sede é tão fraco, que com frequencia, 37% dos seres humanos a confunde com a fome? Ainda mais, uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%. Um copo de água aliviará a fome à meia noite, em quase 100% dos casos, sob dieta redutora, segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.

Você sabia que... Uma redução de somente 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa? Beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga?

Pois é, e tem muito mais: "De acordo com os experts, isto não é opcional, é obrigatório, se quisermos que nosso cérebro funcione de uma maneira ótima.

E, se estamos estressados, devemos aumentar a quantidade para 16 copos de água por dia.

90% do volume do nosso cérebro é composto de água, que é o principal veículo das transmissões eletroquímicas."

Bom, por enquanto é só! Até daqui a quinze dias que estarei contando mais sobre os benefícios da água e os efeitos da falta de água, OK?

Um grande abraço,

e que o nosso Bom Deus abençoe a todos nós!

Em Cristo,

Dr. Yang

Dr. Yang Kuan Yi é médico formado pela Universidade de São Paulo-RP, especialista em Saúde da Família pela UNISA/ Fundação Zerbini/ INCOR, com especialização em Acupuntura Médica pelo CEIMEC/Hospital das Clínicas da USP e treino de Geriatria no Hospital do Servidor Público Estadual.

Atualmente é presidente da "União Nacional Evangélica da Saúde", filiada a "Healthcare Christian Fellowship", presente em mais de 160 países. Atua como médico de família pela SPDM/UNIFESP, na unidade Saúde da Família Jardim Lourdes e médico responsável-técnico da USB Jardim Lourdes. É médico da Assistência Domiciliar do Hospital do Servidor Público Estadual e plantonista da Clínica Médica do Hospital Geral da Vila Nova Cachoeirinha.

 

veja também