Em busca do corpo perfeito, exagerar na malhação é erro comum

Em busca do corpo perfeito, exagerar na malhação é erro comum

Atualizado: Quarta-feira, 8 Setembro de 2010 as 4:23

Malhar sem critérios pode trazer lesões ao seu corpo. Aulas diferenciadas, planos promocionais, e corpo perfeito são os principais atrativos para homens e mulheres que buscam as academias. Mas a prática de exercícios físicos nem sempre é sinônimo de saúde. Um dos perigos que potencializa a sede pela malhação é o overtraining - excesso de treino, muito comum em locais onde não há orientação adequada.

A falta de condicionamento físico e a ausência de orientação médica tem levado muitos alunos que praticam esportes para o hospital. «A musculação é uma modalidade segura, desde que seja acompanhada por profissionais. Tudo é preparado de acordo com o físico e o objetivo de cada aluno. A fase inicial de treinamento serve exatamente para conhecer os limites do corpo de cada aluno», explica o professor do Spa Sorocaba, Francis Pistila.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que 70% das lesões são torções nos joelhos ou tornozelos. Em segundo lugar aparecem os problemas de coluna, seguidos das lesões musculares, além de problemas articulares e doenças cardíacas.

«É muito comum ver pessoas praticando atividades diferenciadas, duas a três vezes por dia, como se fosse um atleta. Acontece que essas pessoas não se alimentam corretamente, não dão o tempo de recuperação para musculatura e não buscam o suporte que um atleta tem que ter (profissionais especializados). Isso acaba resultando em lesão, muitas vezes séria e irreversível», alerta o educador físico da Triathon Academia, Maurício Antunes.

Por isso, procurar um médico para a realização de alguns exames básicos são essências antes de iniciar qualquer atividade esportiva. «O aluno deve participar de dois exames que aprove suas condições de saúde. A primeira é o exame médico, que deve ser feito por um cardiologista para analisar o funcionamento do coração, sistema cardiovascular, hipertensão, colesterol. Já a avaliação serve para que o professor saiba a condição física atual do aluno», explica Francis.

Normalmente os praticantes de esporte não adotam os devidos cuidados na hora de escolher roupas e calçados adequados. A rotina de treino e malhação pode trazer bons resultados se bem trabalhado. Portanto, preste atenção ao executar seu treino e fique de olho na boa orientação.

Dicas antes de iniciar qualquer atividade física

- Procure um médico e realize todos os exames físicos e sorológicos

- Entre os exames mais comuns estão o eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e os sorológicos

- Procure se aquecer e se alongar corretamente antes e depois dos exercícios;

- Use calçados e roupas adequadas de acordo com o esporte que será praticado;

- Se for praticar corrida, utilize calçados que tenham amortecedores. Eles ajudam a diminuir o impacto e evitar possíveis lesões

fonte: Cristina Arcangeli

Postado por: Juliana Melo

veja também