Em busca do peso ideal com saúde

Em busca do peso ideal com saúde

Atualizado: Terça-feira, 4 Outubro de 2011 as 8:59

A preocupação com a beleza tem um impacto direto com os cuidados com a   boa forma.   Manter um peso adequado é importante, mas isso nem sempre é sinal de saúde. O corpo tem diversos componentes – ossos, sangue, órgãos, músculos, gordura... E o que importa realmente é o equilíbrio entre eles.

Existem muitas formas de conhecer sua composição corporal, desde análise de peso e altura (o conhecido IMC, índice de massa corporal), às medidas mais específicas, como das circunferências (cintura, quadril, braço, coxa etc.) e de dobras cutâneas. Há também métodos como a bioimpedância e a densitometria óssea, que dão um resultado detalhado de gordura e massa magra. Se você já pratica alguma atividade física ou pretende começar a se exercitar em breve, é essencial realizar uma dessas   avaliações   tanto para verificar excessos como para prevenir faltas.

A importância de manter a massa magra – Ter músculos tonificados é fundamental para realizar a maior parte das atividades diárias de maneira confortável e segura. E mesmo quem apresenta um peso recomendado para o seu perfil, mas é sedentária, deve se preocupar, pois muitas vezes a gordura corporal está dentro dos padrões adequados, porém a porção de   músculos   acaba ficando abaixo do ideal.

É importante incluir na rotina um programa regular de exercícios, acompanhados de um acompanhamento nutricional. A recomendação vale principalmente as mulheres que brigam com a balança tentando emagrecer e acabam sofrendo um efeito sanfona. Cada vez que uma pessoa emagrece, perde também certa porcentagem de músculos e, ao   engordar   novamente, em geral, ganha apenas gordura. Dessa forma, a composição corporal se torna cada vez pior – mais gorduras e menos músculos para um mesmo peso.

Faça uma avaliação da sua composição corporal, defina suas metas e converse com profissionais de sua   confiança . Eles poderão ajudá-la a conquistar resultados melhores em menos tempo e com muito mais saúde.

veja também