Em pesquisa, mães mostraram melhor desempenho de memória quando comparadas a mulheres sem filhos

Mulheres com filhos têm melhor memória, diz estudo

Atualizado: Quarta-feira, 8 Agosto de 2012 as 9:39

Mães têm melhor memória que mulheres sem filhos. A conclusão é de um estudo da Universidade Carlos Albizu, em Miami, Estados Unidos. Os dados são do jornal Daily Mail. Os cientistas analisaram 35 mães de primeira viagem com bebês entre 10 e 24 meses e 35 participantes que nunca engravidaram. Os dois grupos marcaram pontos semelhantes nos testes de inteligência.

Para testar a memória, as voluntárias observaram um documento com seis símbolos por 10 segundos e, depois, tiveram de desenhar os que lembravam. A tarefa foi repetida várias vezes. Na primeira, todas se lembraram da mesma quantidade. Mas, nas tentativas seguintes, as mães apresentaram melhor desempenho. Mais tarde, viram vários símbolos diferentes e tiveram de dizer quais fizeram parte dos testes anteriores. Novamente, as mães mostraram melhor memória.

Uma possível explicação para o benefício é que, segundo estudos anteriores, o cérebro encolhe até 5% durante a gravidez. No entanto, retorna ao normal seis meses depois do parto e, durante esse processo, talvez se remapeie e traga alterações no campo da memória, opinou a pesquisadora Melissa Santiago. A profissional disse que novos levantamentos devem ser realizados para comprovar o assunto, com uma amostra maior de mulheres e por um período mais longo.

veja também