Em uma semana, casos de gripe suína têm aumento de 160% no Brasil

Em uma semana, casos de gripe suína têm aumento de 160% no Brasil

Atualizado: Terça-feira, 30 Junho de 2009 as 12

O Brasil tem 625 casos de Influenza A (H1N1) - gripe suína - segundo boletim divulgado ontem, 29 de junho, pelo Ministério da Saúde. Com relação ao total registrado ontem (627 casos), o ministério explica que dois casos (um em Minas Gerais e um no Paraná), foram excluídos por duplicidades no banco de dados. Um caso que havia sido registrado incorretamente em Minas Gerais foi transferido para Santa Catarina.

O casos confirmados estão nos seguintes estados: São Paulo (308), Minas Gerais (67), Rio de Janeiro (66), Santa Catarina (46), Rio Grande do Sul (40), Paraná (20), Espírito Santo (11), Goiás (seis), Tocantins (cinco), Alagoas (quatro), Bahia (quatro), Sergipe (quatro), Pernambuco (quatro), Mato Grosso (três), Paraíba (dois), Maranhão (dois), Pará (dois), Piauí (dois), Ceará (um), Rio Grande do Norte (um), Amazonas (um) e Distrito Federal (26).

Entre as 21h de domingo e as 13h desta segunda-feira, dia 29 de junho, o ministério não recebeu laudos por parte dos três laboratórios de referência para diagnóstico de influenza no país - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas (IEC/PA) e Instituto Adolfo Lutz (SP). Até domingo, 28 de junho, havia 673 casos suspeitos e 933 foram descartados.

Ontem o Ministério da Saúde registrou a primeira morte por gripe suína no país, um gaúcho de 29 anos faleceu de insuficiência respiratória em consequência da gripe suína.

Em todo o mundo, foram confirmados 70.893 casos da doença, incluindo 311 mortes, em 116 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Também ontem, dia 29, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, aceitou a demissão da ministra da Saúde, Graciela Ocaña. Ela vai ser substituída por Juan Luis Manzur, vice-governador da província de Tucumán. O anúncio foi feito pelo chefe de gabinete do governo, Sergio Massa. A ministra renuncia em meio à expansão da epidemia de influenza A (H1N1) - gripe suína - que já registra 1.587 casos e 26 mortes no país.

veja também