Empresa alemã cria traje para sentir efeitos de idade avançada

Empresa alemã cria traje para sentir efeitos de idade avançada

Atualizado: Quarta-feira, 6 Novembro de 2013 as 2:35

Ninguém está livre dos efeitos com o passar da idade. O corpo não será mais o mesmo daqui a 10 ou 20 anos, e o que pode amenizar os efeitos, depende da forma de vida que se leva enquanto jovem.

Para notar os efeitos, uma empresa alemã acaba de inventar um traje que permite ao usuário sentir as dificuldades de mobilidade, audição e visualização típicas de uma pessoa na faixa dos 75 anos de idade.

trajeA roupa se assemelha à roupa de um astronauta e a responsável foi Rachel Eckardt, do Centro Evangélico de Geriatria de Berlim (EGZB, na sigla em alemão), para permitir a seus estudantes de geriatria vivenciar na pele as deficiências enfrentadas pelos seus próprios pacientes.
 
"Minha ideia era usar um recurso que permitisse aos alunos entender melhor o que é ser uma pessoa de 75 anos", disse Eckardt à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
 
A roupa pesa 10 quilos e é comporta por um capacete, uma jaqueta e uma calça que restringem a mobilidade dos braços e pernas do usuário. A sensibilidade muscular também é afetada. Até pegar uma moeda do chão se torna um trabalho quase impossível.
 
"A única coisa que não podemos simular são as dores que algumas pessoas com osteoporose e artrite sofrem. Mas com esse experimento conseguimos fazer com que os estudantes compreendam ainda mais a situação dos pacientes que atendem", explicou Eckardt.
 
 
Com informações de: Terra

veja também