Encontro reúne intolerantes a glúten no sábado

Encontro reúne intolerantes a glúten no sábado

Atualizado: Sexta-feira, 13 Maio de 2011 as 10:30

Um encontro em São Paulo, no próximo sábado (14), vai ter qualquer coisa menos trigo, aveia, centeio, cevada e malte. A data está reservada para o 2º Gluten Free International, que reúne os portadores da doença celíaca.   Essas pessoas não podem comer nada que tenha glúten, proteína encontrada nos cereais acima, tão comuns em pães e massas (e na cerveja também).

O encontro vai ter palestras de nutricionistas e exposição de produtos sem glúten, com muita farinha de arroz, mandioca e quinoa, tudo liberado para os celíacos.

A doença, de difícil diagnóstico, pode causar rinite, asma, dermatite e até depressão se não for tratada. Não tem cura, mas, evitando o glúten, os celíacos podem ter uma vida normal.

Quem não é celíaco também pode adotar receitas sem glúten, mas a proteína não causa problemas para os que não são hipersensíveis. "Virou moda dizer que glúten causa obesidade e outras desordens. Nunca encontrei nenhuma referência nesse sentido que me convencesse", afirma a nutricionista Neide Rigo, autora do blog "Come-se".    

veja também