MENU

Saúde

Enfermeiros são lembrados em 12 de maio

Enfermeiros são lembrados em 12 de maio

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A próxima segunda-feira, 12 de maio, marca a passagem do Dia do Enfermeiro. "Considerado o braço direito do médico, é esse profissional que presta assistência contínua durante o período de internação do paciente - o que inclui várias atividades práticas e, muitas vezes, um ombro amigo", comenta Tony Hudson, diretor do Hospital Dr. JK, em Brasília.

As longas jornadas, que podem alcançar doze horas, e o desgaste psicossocial decorrente da interação com pessoas que atravessam situações extremas, são alguns dos fatores que colocam em risco a saúde dos cuidadores. O clínico geral Gustavo de Paiva, que passa muitas horas no ambiente hospitalar, costuma orientar os enfermeiros: "a equação correta compreende alimentação balanceada, atividade física regular, descanso e distância absoluta do tabaco. Aqueles que fazem plantão noturno têm necessariamente que intercalar trabalho e sono". Complementam o rol de cuidados a observação ao calendário de vacinas e às regras de segurança no trabalho.

Várias instituições incluíram na rotina programas de atenção específica para os cuidadores. No Hospital Brasília, são inúmeras as atividades destinada ao bem-estar de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Nos jardins do hospital, funciona uma das mais surpreendentes salas de descompressão da capital federal. Além do verde e do lago que emolduram o espaço intitulado "Energia", há jogos, internet e massoterapeuta de plantão. "É um local para os profissionais recarregarem as baterias", comenta Mônica Almeida, gestora de Talentos da empresa - eleita, em 2007, uma das 150 melhores para se trabalhar no Brasil.

No Hospital Urológico de Brasília, a equipe ganhou um programa de assistência psicológica. Duas vezes por semana, há encontros em grupo. Na pauta, bate-papo, relaxamento e psicodrama. "O espaço destinado à expressão dos sentimentos trouxe conforto aos profissionais e melhorou, até mesmo, o clima organizacional", comemora Tânia Mendonça, gerente de Recursos Humanos. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições