Entenda a diferença entre diet x light

Entenda a diferença entre diet x light

Atualizado: Quinta-feira, 31 Julho de 2008 as 12

No inverno, a procura pelos alimentos dietéticos chega a crescer em 50%. Diante de tantos produtos distribuídos nas prateleiras dos supermercados, o consumidor fica em dúvida sobre a escolha de um alimento light ou diet.

Alimentos diet não apresentam necessariamente menos calorias que um light. São indicados a pessoas que tenham restrição ao consumo de algum ingrediente, como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal. Por isso, são caracterizados pela ausência de um determinado produto, como o sal, o açúcar ou a gordura. Alguns, inclusive, chegam a possuir maior valor calórico que a sua versão tradicional.

Já a linha light é específica para o emagrecimento. Conforme a engenheira de alimentos Cecília Eizerik Machado, diretora da Fruit Inc, ela contém a redução mínima de 25% de um ou mais ingredientes que concedam energia ao corpo, tornando o alimento menos calórico. Normalmente, essa redução ocorre com restrições na quantidade de gordura ou açúcar.

Cecília salienta sobre o cuidado necessário com as dietas para perda de peso, pois as pessoas acreditam erroneamente que o fato de o alimento ser light ou diet, o seu consumo pode ser maior, ocasionando muitas vezes efeito contrário ao desejado.

Para evitar dúvidas, deve-se sempre ler os rótulos com atenção e procurar orientação médica.

Postado por: Claudia Moraes  

veja também