Enxaqueca: soluções caseiras diminuem as crises

Enxaqueca: soluções caseiras diminuem as crises

Atualizado: Sexta-feira, 5 Novembro de 2010 as 4:38

Só quem tem enxaqueca sabe o incômodo que as crises causam. Mas, em vez de entupir-se de analgésicos para aliviar a dor, que tal tirar proveito dos alimentos? Confira as dicas do livro "1001 Soluções Naturais", escrito por Laurel Vukovic, e livre-se das dores de cabeça enlouquecedoras!

Massagem contra a tensão

Para aliviar dores de cabeça associadas à tensão, massageie as têmporas com duas gotas de óleo essencial de lavanda.

Chá de ervas para cefaleia

Ingredientes

250 ml de água 1 colher (sopa) de gengibre fresco picadinho 1 colher (sopa) de chá de tília 1 colher (sopa) de chá de camomila

Modo de preparo

Mergulhe o gengibre em uma panela com água fervente, tampe e reserve por cinco minutos. Adicione a tília e a camomila e deixe em infusão durante dez minutos. Coe, adoce se desejar e beba o chá quente. O gengibre diminui a dor, e a tília e a camomila ajudam a aliviar as tensões físicas e emocionais.

Compressa antiestresse

Ingredientes

500 ml de água 5 gotas de óleo essencial de lavanda 5 gotas de óleo essencial de manjerona

Modo de preparo

Em uma bacia de água fria, adicione cinco gotas de óleo essencial de lavanda e mais cinco de manjerona. Molhe duas toalhas de rosto na água, torça-as ligeiramente e deite-se. Aplique uma das toalhas sobre a testa, a outra na nuca e descanse durante 30 minutos. A lavanda reduz o estresse físico e mental e a manjerona possui propriedades relaxantes.

Pequenas mudanças, verdadeiros milagres

Aumente a ingestão de líquidos. Prefira chá (exceto mate!) ou café descafeinado. Ao beber vinho, intercale com água, pois ela dilui o efeito do álcool. Na compra de embutidos, passe longe dos defumados - eles contêm excesso de nitrato como conservante. Faça as refeições em intervalos regulares e coma porções pequenas, para facilitar a digestão.

veja também