Enxaqueca: soluções naturais para acabar com a doença

Enxaqueca: soluções naturais para acabar com a doença

Atualizado: Quinta-feira, 13 Janeiro de 2011 as 4:33

1. Acorde sempre no mesmo horário

Mudanças na rotina de despertar são um gatilho para a dor: levantar-se mais cedo ou mais tarde do que o normal causa enxaqueca em 7 a cada 10 pessoas.

Dê um basta: Não importa se é dia de semana, sábado ou domingo - ajuste o despertador para tocar sempre no mesmo horário. A rotina diminui os riscos de você ter tanto enxaqueca quanto dor de cabeça de origem muscular.

2. Não corte todo o café

A culpa não é do café em si, mas de mudanças bruscas no consumo. Segundo um estudo com 50 mil pacientes, quem bebe cinco xícaras e quem ingere só uma têm quase o mesmo risco de sofrer de enxaqueca.

Dê um basta: Diminua a quantidade de café aos poucos, cortando uma xícara por semana. Quando chegar ao mínimo possível, mantenha o consumo - até nas férias.

3. Escreva um blog

Medo, raiva, culpa, irritação - junte todos esses ingredientes e está feita a fórmula de uma das maiores causadoras de enxaqueca: as emoções negativas.

Dê um basta: Converse com amigos, parentes ou um terapeuta e fale sobre o que a aflige. Cientistas garantem que até mesmo escrever em um blog pode cortar pela metade o risco de ter uma crise de enxaqueca causada por emoções negativas.

4. Relaxe mais durante a semana

Ter enxaqueca no meio das férias ou num fim de semana ensolarado não é boicote. Isso acontece por causa da queda brusca na taxa de hormônios ligados ao estresse.

Dê um basta: Não precisa trabalhar até no domingo, basta desestressar durante a semana, evitando um "degrau" na produção de hormônios entre dias úteis e de descanso. Dedicar 20 minutos a um hobby já corta o risco pela metade.

5. suplemento de melatonina

A nova aposta da medicina contra a enxaqueca é a melatonina, um hormônio natural que ajuda a induzir o sono. Pacientes que tomaram 3 mg dessa substância meia hora antes de dormir diminuíram as crises pela metade.

Melhor: um em cada quatro se curou em três meses.

Atenção: a melatonina deve ser receitada por um médico.

Procure ajuda se...

- Você tem seis ou mais crises fortes de dor de cabeça num mês.

- A dor afeta sua vida pessoal ou profissional.

- A enxaqueca tem vindo cada vez mais forte ou com mais frequência.

- Tem fraqueza, dormência e problemas de visão.

veja também