Especialista alerta que o excesso de açúcar na infância, poderá trazer diabetes no fururo. Saiba mais.

Açúcar na infância causa diabete futura

Atualizado: Terça-feira, 9 Abril de 2013 as 1:46

Seja Páscoa, aniversários, dia a dia, o açúcar está presente na vida de qualquer pessoa. Se tratando em doce, é a alegria da criançada hoje, o que no futuro poderá ser um problema se não for observado.

“As crianças estão sendo expostas ao maior consumo de açúcar por um tempo muito maior. Este é um problema comum, particularmente nos países em desenvolvimento, onde os hábitos alimentares e o peso da população vêm mudando muito rapidamente. Os pediatras há muito se concentram no que pode ser feito no início da vida e ao longo da fase de crescimento para prevenir doenças que têm origem na infância, mas tornam-se mais evidentes na idade adulta. Assim, todo o aconselhamento sobre obesidade, atividade física, comportamento sedentário e nutrição em crianças é realmente relevante para a prevenção do diabetes, das doenças cardíacas, muitos tipos de câncer e outras doenças crônicas”, esclarece
o pediatra, Dr. Moises Chencinski, com relação aos pacientes que o visitam diagnosticados com o problema cada vez mais cedo.
 
Diabetes em crianças O que contribuem para o surgimento do diabetes tipo 2 em crianças, é o aumento do peso, com relação a má alimentação. “Devemos prevenir e controlar o ganho de peso excessivo e todos os problemas que surgem em decorrência dele, dentre os quais, o diabetes”, diz o médico.
 
Segundo ele, a maioria dos pais sequer sabe quanto açúcar seus filhos estão comendo. “Bebidas açucaradas e doces são as fontes óbvias, mas também há açúcar nos alimentos processados, incluindo pão, pizza e batatas fritas. Os açúcares que são adicionados aos alimentos são apenas calorias vazias, ou seja, fornecem calorias extras e nenhum benefício adicional nutricional ao alimento. Políticas para limitar a venda de bebidas açucaradas nas escolas também podem ajudar a limitar o consumo destes produtos. E impostos mais altos para as bebidas açucaradas também poderiam ser uma estratégia promissora. É um verdadeiro absurdo que um refrigerante seja, hoje, mais barato do que um suco de frutas natural”, finaliza Dr. Moises, 
sobre a importância dos pais observarem com atenção a dieta dos filhos, evitando problemas no futuro.
 
 
Com informações de: Bolsa de Mulher

veja também