Especialistas alertam para os excessos de chocolate na Páscoa

Especialistas alertam para os excessos de chocolate na Páscoa

Atualizado: Segunda-feira, 25 Abril de 2011 as 10:06

Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas. Embora seja rico em nutrientes, ele deve ser consumido com moderação, principalmente na Páscoa, diz Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração.

"É importante ressaltar que o consumo deve ser em pequenas quantidades, uma vez que o chocolate contém gordura saturada, açúcar e cacau que, em excesso, podem trazer efeitos nocivos à saúde", diz o médico.

Ganho de peso e distúrbios gastrointestinais, como diarreia, náuseas e vômitos são alguns dos problemas para quem abusa.

De acordo com Camila Ragne Torreglosa, nutricionista do HCor, é recomendado que a pessoa consuma chocolates com baixo teor de açúcar e gordura. "Um pedaço de chocolate de 50 gramas tem 250 calorias. Se essa pessoa passar a consumir mais calorias do que ela está acostumada, ela vai ganhar uns dois quilos no fim de uma semana", alerta.

Aos pais, a nutricionista recomenda cautela ao presentear os filhos com ovos de páscoa. "A criança gasta bastante energia e ela pode comer doces, não há esta restrição tão severa quanto aos adultos, mas é importante não haver exageros", diz.

veja também