Especialistas alertam que, ficar muitas horas sentado no dia, causa dores na coluna.

Ficar horas sentado não é bom

Atualizado: Segunda-feira, 22 Abril de 2013 as 11:39

Pessoas que trabalham o dia inteiro sentado, correm risco maior de ter dores lombares. A posição aumenta índices de gordura corporal e compressão de vasos linfáticos.

Segundo especialista de Educação Física da academia Smart Fit, Marcelo Sant’Anna, ficar sentado gera dores na lombar e no trapézio. São consequências da região da coluna. Marcelo diz que, mesmo fazendo exercícios, se a rotina exige que uma pessoa permaneça sentada por muitas horas, ela também pode ser acometida pelos problemas mencionados. Porém, nesse caso, há uma maior resistência corporal, o que reduz o sofrimento com os malefícios que venham a surgir.
 
Especialistas alertam que, ficar muitas horas sentado no dia, causa dores na coluna.É aconselhável a todos que trabalham sentados fazer alongamento. Marcelo acrescenta que a postura correta é fundamental para quem passa horas sentado, como as pessoas que trabalham em frente ao computador e precisam ficar nessa posição por muito tempo. "Deve-se manter a coluna ereta, com as costas apoiadas e a lombar respeitando a curvatura da cadeira, e os ombros abertos e não curvados", ensina.
 
Para evitar problemas mais sérios, é indicado levantar a cada 30 minutos para proporcionar um relaxamento muscular e, se possível, realizar um alongamento rápido, esticando as pernas. Pequenas caminhadas também podem ajudar, por exemplo, levantar para pegar água ao invés de deixar uma garrafa sobre a mesa e ir ao banheiro com frequência, que também pode evitar problemas na bexiga.
 
Com essas atitudes, ficará fácil trabalhar, trazendo ainda mais saúde.
 
Com informações de: Mais equilíbrio

veja também