Especialistas dizem que disfarçar o mau hálito com doces pode piorar

Disfarçar odor bucal não é uma boa saída

Atualizado: Segunda-feira, 2 Setembro de 2013 as 10:42

Pessoas que sofrem com desconforto bucais acham o doce com a saída para amenizar o odor. No entanto, usar produtos que só inibem o odor não é o mais indicado pelos especialistas. “Esses recursos, na verdade, mascaram o problema por períodos muito curtos e, por vezes, podem até agravá-lo”, assegura o cirurgião-dentista, professor em Odontologia da Uniban Anhanguera, Hugo Lewgoy. 
 
Ter halitose durante algumas horas do dia é normal, porém, é fundamental saber diferenciar uma halitose fisiológica de uma patológica. “A halitose comum, aquela que praticamente todas as pessoas têm, acontece pela manhã. Este tipo de mau hálito não é considerado um problema sério, pois é fisiológico, ou seja, está relacionado com o metabolismo do corpo humano”, esclarece o cirurgião-dentista. 
 
O alerta se dá quando o mau hálito persiste após a primeira refeição da manhã seguida da higienização dos dentes e gengivas e com a limpeza da língua, que deve ser feita com raspadores próprios para este fim. “Na grande maioria dos casos, o problema tem origem na própria boca, principalmente na região localizada entre os dentes (região interdental) e também na língua devido à presença de saburra, que é um tipo de placa bacteriana lingual”, afirma Lewgoy. 
 
mau halito Outras causas para o mau hálito são as doenças da orofaringe, problemas bronco-pulmonares, digestivos, alcalose (aumento do pH dos fluidos do corpo), doenças hepáticas, diabetes, tabagismo e perturbações do sistema gastrointestinal dentre outras. “Na maior parte das vezes o estômago tem pouca participação quando o assunto é odor. Normalmente a halitose de origem estomacal é mais comum durante rápidos momentos que podem ocorrer durante o a regurgitação ou em casos de eructação (liberação de ar contido no esôfago e estômago)”, explica Lewgoy. 
 
O especilista lista algumas dicas. Veja quais são:
 
- Evite o jejum prolongado, pois ele provoca o mesmo mau hálito gerado durante o período de sono. 
 
- Higienize a língua diariamente e com um acessório específico 
 
- O enxaguatório bucal sem orientação pode contribuir para o aumento da halitose, pois contém álcool em sua formulação, o que ajuda a aumentar a descamação das mucosas orais e pode até provocar uma diminuição do fluxo salivar, que está diretamente relacionada com a halitose.
 
 
Com informações de: Terra

veja também