Especialistas revelam a quantidade necessária de chocolate que a criançada deve consumir.

A quantidade certa de chocolate para a criançada

Atualizado: Segunda-feira, 25 Março de 2013 as 9:13

 

Páscoa, a época mais gostosa do ano se aproxima. Supermercados do mundo todo, recebem novidades e delícias de chocolates para a legria de adultos e principalmente das crianças. Recentes estudos, divulgaram a importancia do chocolate para a saúde, podendo evitar futuros problemas para a saúde, como o AVC.
 
Vale lembrar que, a quantidade para consumo das crianças deve ser observada. A maioria dos especialistas indicam que 30 gramas por dia é o suficiente, desde que ela não esteja acima do peso. Essa medida corresponde a uma barrinha de chocolate, o que soma cerca de 160 calorias.
 
Segundo a pediatra Adriana Bajzek Barbosa, do Hospital São Camilo, em São Paulo, os pais podem liberar o consumo de chocolates a partir de 1 ano.  “O que pode causar problemas é o modo como o chocolate entra na dieta.”
O recomendado é oferecer a guloseima como sobremesa. como contém açúcar refinado, de rápida absorção, ela faz subir rápido a quantidade de glicose no sangue se for ingerida no meio da tarde, por exemplo. Para dar conta de retirar o excesso de açúcar e transportá-lo para o interior das células, o pâncreas é obrigado a produzir altas doses de insulina, o hormônio responsável por essa “carona”. Tão rapidamente quanto subiu, porém, a taxa glicêmica volta a cair, gerando um quadro de hipoglicemia. E aí até uma ligeira tontura pode ocorrer. 
 
Outro erro comum é fazer do chocolate uma moeda de troca para a criança raspar o prato. Transformar o doce em prêmio é estimular maus hábitos alimentares. O ideal é que ela tem que aprender desde cedo a comer de tudo um pouco, inclusive chocolate. 
 
 
Com informações de: M de Mulher 

veja também