Estado de São Paulo só não bate meta de vacinação para jovens

Estado de São Paulo só não bate meta de vacinação para jovens

Atualizado: Sexta-feira, 23 Abril de 2010 as 12

O único grupo que ainda não cumpriu a meta de vacinação no Estado de São Paulo é o de jovens entre 20 e 29 anos. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde, o Estado já bateu a meta de vacinação de cinco grupos prioritários, chegando a cerca de 8 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe A, mais conhecida como gripe suína.

Até quinta-feira (22), cerca de 60% das pessoas entre 20 e 29 anos já haviam se vacinado. A meta do Ministério da Saúde é de 80%, superada em São Paulo pelos outros grupos prioritários. Além de 100% dos indígenas, o Estado já imunizou 96% dos trabalhadores de saúde, 90% das crianças, 85% das gestantes e 93% dos portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, São Paulo vacinou 52% dos doentes crônicos, mas o Estado adota uma metodologia de contagem diferente da utilizada pelo Ministério, não incluindo os portadores de doenças crônicas com mais de 60 anos nessa contagem, cuja etapa de vacinação começa neste sábado (24).

Postos de saúde estarão abertos neste sábado

Desde o dia 5 de abril, quando iniciou a campanha de vacinação, foram convocados os trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, doentes crônicos e jovens de 20 a 29 anos. Neste sábado (24), termina a terceira etapa da campanha, dando início à imunização dos portadores de doenças crônicas com mais de 60 anos.

Para encerrar essa etapa da vacinação, cerca de 1.500 postos ficarão abertos em todo o Estado das 8 às 17 horas deste sábado. A quarta etapa de vacinação vai até o dia 7 de maio. Já a campanha de vacinação contra a gripe comum para as pessoas com mais de 60 anos começa no dia 8 de maio e segue até 21 de maio.

Postado por: Felipe Pinnheiro

veja também