Estados e municípios vão receber 800 mil kits para tratamento de gripe suína

Estados e municípios vão receber 800 mil kits para tratamento de gripe suína

Atualizado: Terça-feira, 11 Agosto de 2009 as 12

Estados e municípios vão receber neste mês 800 mil kits para o tratamentos da influenza A (H1N1) - gripe suína. A informação foi divulgada hoje, 11 de agosto, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante debate sobre a doença no plenário da Câmara dos Deputados.

Ao comentar as críticas sobre a distribuição do medicamento Tamiflu, Temporão afirmou que a recomendação de evitar o uso indiscriminado do remédio será mantida. Segundo ele, algumas pessoas vêm defendendo a "banalização" do uso do medicamento. "É uma medida perigosa", disse, ao acrescentar que casos de resistência do vírus H1N1 ao Tamiflu já ocorreram em países como o Canadá e a China.

Sobre a indisponibilidade do remédio nas farmácias, ele garantiu que a decisão foi tomada pelo ministério em parceria com o laboratório produtor e que a medida é uma das recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). "No Brasil, infelizmente, a automedicação é rotina. O cenário cultural cria problemas."

De acordo com o Ministério da Saúde, 178 países já foram afetados pela gripe suína, com um total de 162.380 casos confirmados. Mas o número, de acordo com Temporão, é "subestimável", uma vez que muitos países - incluindo o Brasil - passaram a contar apenas os casos mais graves da doença.

"Ainda temos pouca informação para prognósticos robustos [sobre a proliferação da doença]. Muitas perguntas ainda não têm respostas", ressaltou.

veja também