As estatinas protegem contra inflamação do pâncreas normalmente causada por cálculos biliares ou bebida em excesso

Contra o Colesterol e a Pancreatite

Atualizado: Sexta-feira, 24 Agosto de 2012 as 10:10

As estatinas, substâncias usadas para tratar o colesterol alto, reduzem o risco de doenças cardíacas e derrames. E uma pesquisa Universidade de Glasgow, a Escócia, descobriu um novo benefício: protege contra pancreatite, inflamação do pâncreas normalmente causada por cálculos biliares ou bebida em excesso. Os dados são do jornal Daily Mail.
 
Estudos anteriores haviam sugerido que as estatinas poderiam aumentar a chance de inflamação, mas a equipe analisou 16 levantamentos com pessoas em risco de desenvolver pancreatite (por apresentar altos níveis de triglicerídeos) e constatou o contrário. A possibilidade de desenvolver o problema foi 21% menor entre os que tomaram o remédio, em relação aos que receberam placebo ou um tratamento alternativo, como fibratos.
 “Em pacientes com níveis de triglicerídeos ligeiramente elevados, as estatinas parecem ajudar mais a prevenir a pancreatite”, escreveram os autores. Eles acrescentaram que mudanças no estilo de vida, como fazer exercícios regulares e uma dieta saudável, são fundamentais para as pessoas com altos níveis de gordura.

veja também