Estrela registra o brilho mais intenso dos últimos 20 anos

Estrela registra o brilho mais intenso dos últimos 20 anos

Atualizado: Terça-feira, 13 Setembro de 2011 as 1:41

A supernova da estrela SN 2011fe registrou o brilho mais intenso que já foi observado nos últimos 20 anos. Os astrônomos estimam que isso aconteceu no dia 9 de setembro, mas não há registros do momento exato do início. Por isso, a Associação Americana de Observadores de Estrelas (AAVSO), na sigla em inglês) está pedindo ajuda a todos os astrônomos amadores para identificar o momento do fenômeno.

No site da AAVSO há um gráfico que mostra a curva de intensidade do brilho ao longo dos dias. Fotos ou relatos de qualquer pessoa que tenha voltado seu telescópio para a galáxia Pinwheel  interessam aos astrônomos, pois a expectativa é que alguém tenha registrado início de formação da supernova.

É possível observar a SN 2011fe com um telescópio modesto, amador, usado em jardins – um aparelho com, abertura de seis polegadas já basta. Por isso a associação quer que os astrônomos amadores relatem o que viram, por meio de um tutorial presente em seu site.

As observações irão ajudar a entender a evolução da supernova e a relação entre a distância dela para a Terra e a intensidade de seu brilho.

veja também