Estresse pode ser a causa de problemas bucais

Estresse pode ser a causa de problemas bucais

Atualizado: Quarta-feira, 16 Setembro de 2009 as 12

O dia-a-dia agitado nas grandes cidades reflete diretamente na saúde. O estresse, por exemplo, é responsável por alterações nas resistências físicas e psíquicas, e pode facilitar, inclusive, o surgimento de infecções agudas bucais. Já está comprovado que as manifestações gengivais e periodontais apresentam-se de formas alteradas em pacientes estressados.

O mal é ainda um fator ambiental, comportamental ou biológico, que aumenta a probabilidade do indivíduo contrair doenças.

Pessoas sob o efeito do estresse apresentam, com freqüência, casos de gengivite ulcerativa necrosante, uma forma de inflamação gengival extremamente dolorosa que causa um hálito desagradável, sangramento gengival espontâneo e retrações de gengiva.

Além deste problema bucal, é comum chegar aos consultórios pacientes que apresentam um quadro de bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes e que pode ocasionar acentuado desgaste. Pessoas que vivem momentos de tensão ou nervosismo são as mais afetadas por esse mal.

Os cuidados com a saúde geral e bucal, como uma boa higiene e hábitos parafuncionais, evitam complicações assim como lesões na boca, que podem ser irreversíveis. Recomendamos que o tratamento tenha uma abordagem multidisciplinar, com o acompanhamento de dentista, médico e psicólogo. Desta forma, é possível tratar a doença e suas causas.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também