Estudo descarta ligação entre droga para hiperatividade e infarto

Estudo descarta ligação entre droga para hiperatividade e infarto

Atualizado: Quinta-feira, 3 Novembro de 2011 as 10:55

"Este amplo estudo demonstrou não haver evidências de que o uso corrente de um medicamento TDAH esteja associado a um risco ampliado de eventos cardiovasculares sérios", destacaram os autores do estudo, publicado na edição desta terça-feira do "New England Journal of Medicine".

Segundo especialistas, a pesquisa deverá pôr um fim às preocupações levantadas há alguns anos nos Estados Unidos e no Canadá sobre os potenciais riscos cardíacos de se dar aos jovens medicamentos estimulantes, como a ritalina.

Um total de 1,2 milhão de pessoas com idades entre 2 e 24 anos participaram da pesquisa, conduzida por William Cooper, dos departamentos de pediatria e medicina preventiva da Universidade Vanderbilt, em Nashville, Tennessee.

A análise incluiu crianças com problemas cardíacos congênitos, um grupo supostamente com um risco maior de sofrer ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Os cientistas não conseguiram descobrir a existência de qualquer risco maior em comparação com crianças que não fazem uso destes medicamentos.

Segundo Andrew Adesman, chefe de pediatria comportamental e desenvolvimental do Centro Médico do Hospital Infantil Steven & Alexandra Cohen, em Nova York, os dados "são em geral bastante tranquilizadores" e alinhados com estudos anteriores e menores.

"Este novo estudo novamente não encontrou associação entre tratamento com medicamento estimulante e morte súbita cardíaca, infarto do miocárdio ou derrame", disse Adesman, que não participou do estudo.

As descobertas, segundo ele, devem dar "mais tranquilidade a famílias e clínicos", acrescentou.

veja também