Estudo holandês comprovou que um fio de cabelo, pode revelar doenças cardíacas.

Fio de cabelo pode revelar doenças cardíacas

Atualizado: Sexta-feira, 19 Abril de 2013 as 2:49

 

A ciência está cada vez avançando e descobrindo novos métodos para detectar doenças. Um estudo feito pel o Centro Médico Erasmus, na Universidade de Roterdã,na Holanda, comprovou que um fio de cabelo pode revelar o risco de desenvolver doenças cardíacas.
O hormônio do estresse, o cortisol, é possível ser identificado a fundo pelos fios dos cabelos, o que pela via sanguínea revela apenas o que está acontecendo no momento. As infrmações foram divulgadas pelo jornal inglês, Daily Mail.
 
Fio de cabelo pode revelar doenças cardíacasOs cientistas para terem essa comprovação, analisaram 283 idosos, com idades entre 65 e 85 anos. Por meio de amostras de cabelo de três centímetros de comprimento, tiradas de perto do couro cabeludo, foram capazes de medir os níveis de cortisol em um período de três meses. Pessoas com altas quantidades eram mais propensas a ter um histórico de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, insuficiência arterial periférica ou diabetes. 
 
Segundo a cientista do estudo Elisabeth van Rossum, “Estudos adicionais são necessários para explorar o papel da medição de cortisol em longo prazo como forma de predizer doença cardiovascular e como ele pode ser usado para informar o novo tratamento ou estratégias de prevenção”.
 
 
Estudos anteriores apontaram que a análise do cabelo, também podiam diagnosticar alergias em alimentos e deficiências minerais.
 
 
Com informações de: Terra

veja também