Ao contrário do que muitos pensam, os jogos de computador nem sempre surtem efeitos negativos como a alienação. Um estudo publicado no British Medical Journal, comprovou que muitos adolescentes são avessos a procurar ajuda para problemas de saúde mental.
Para tentar amenizar esses problemas, pesquisadores desenvolveram um jogo de fantasia interativo chamado Sparx.
Nele é possível ver como cada jogador escolhe um avatar e, em seguida, a proposta é ele enfrentar desafios para restaurar o equilíbrio em um mundo virtual dominado por mosquitos.
Eles descobriram que o jogo de autoajuda, que utiliza técnicas de terapia comportamental cognitiva para ajudar os usuários, teve grandes benefício assim como os tratamentos mais tradicionais, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade em pelo menos 1/3.
Leia também
Melhore a sua capacidade de memória
Caminhada tem impacto positivo contra depressão
Depressão está entre as três doenças que agravam cada vez mais a qualidade de vida das pessoas
No total 187 jovens foram estudados na Nova Zelândia e grande parte se recuperou completamente jogando o game. Ao todo 44% daqueles que completaram pelo menos quatro dos sete módulos em Sparx se recuperaram.
De acordo com os autores do estudo "o uso do programa resultou em uma redução clinicamente significativa na depressão, desesperança, ansiedade e uma melhoria na qualidade de vida."
Com informações de Terra
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições