Estudo liga problemas respiratórios do sono a mau comportamento na infância

Estudo liga problemas respiratórios do sono a mau comportamento na infância

Atualizado: Terça-feira, 14 Julho de 2009 as 12

Distúrbios respiratórios durante o sono podem estar associados a problemas de comportamento em crianças com asma, segundo estudo da Universidade de Rochester, nos EUA. Os pesquisadores destacam que muitos estudos têm ligado os sintomas de asma a problemas de comportamento e de sono na infância, e a nova pesquisa confirma que os problemas respiratórios noturnos podem piorar o comportamento das crianças.

A análise de 194 crianças com idades entre quatro e dez anos que tinham asma mostrou que, de forma geral, aquelas que apresentavam distúrbios respiratórios do sono tinham pior comportamento. Além disso, essas crianças teriam pior pontuação em várias categorias da escala avaliada - comportamentos externalizante e internalizante, comportamento antissocial, hiperatividade, ansiedade e depressão.

Segundo os autores "investigações adicionais são necessárias para determinar se o tratamento de distúrbios de sono poderia ajudar a reduzir os problemas de comportamento nessa população". E, enquanto isso, eles sugerem que os médicos estejam atentos a todas as crianças com asma, considerando os problemas de sono como fator de risco para um mau comportamento

veja também