Estudos mostram que chá-verde pode ajudar contra o glaucoma

Estudos mostram que chá-verde pode ajudar contra o glaucoma

Atualizado: Sexta-feira, 30 Abril de 2010 as 10:06

Substâncias encontradas no chá-verde - uma fonte bastante conhecida como sendo rica em antioxidantes e com propriedades terapêuticas - também podem beneficiar a saúde dos olhos.

Uma pesquisa feita por Chi Pui Pang, da Universidade de Hong Kong, e publicada no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry, afirma ser a primeira a documentar como o cristalino, a retina e outros tecidos do olho absorvem as substâncias contidas no chá-verde - como as chamadas catequinas - e que podem proteger contra o glaucoma e outras doenças.

Para Pang, além das catequinas, outras substâncias, como as vitaminas C e E, a luteína e a zeaxantina, também têm a capacidade de proteger a saúde dos olhos. O pesquisador afirma, entretanto, que ainda não se tem certeza de como as catequinas presentes no chá-verde são absorvidas pelo aparelho gastrointestinal e chegam às estruturas do olho.

A pesquisa da equipe de Pang foi feita usando modelos animais (ratos criados em laboratório) e que consumiram chá-verde durante um período de tempo. As análises dos tecidos dos olhos desses modelos animais foram então analisadas e mostraram que as substâncias do chá haviam chegado, de alguma maneira, às estruturas celulares. As catequinas, por exemplo, continuavam presentes nos tecidos oculares mesmo após o consumo ter sido interrompido há mais de 20 horas.

"Nossos resultados indicam, sem sombra de dúvidas, que o consumo do chá-verde pode proteger os olhos do estresse oxidativo, beneficiando a saúde desses", concluem os pesquisadores.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também