EUA tem mais casos de obesidade infantil

EUA tem mais casos de obesidade infantil

Atualizado: Quinta-feira, 18 Fevereiro de 2010 as 12

No title Doenças como asma, obesidade ou problemas de comportamento se tornaram mais frequentes entre as crianças norte-americanas nos últimos anos, segundo estudo publicado nesta terça-feira (16).

A pesquisa, coordenada por Jeanne Van Cleave, doutora do Hospital Geral Infantil de Massachusetts, nos Estados Unidos, observou a preponderância destes fatores durante um ano ou mais em três grupos de crianças, começando com um primeiro grupo de mais de 2.000 menores de idade em 1988.

O grupo foi acompanhado durante seis anos. Em seguida foram analisados outros dois grupos, entre 1994 e 2000 e entre 2000 e 2006.

Com o passar do tempo, observou-se que segundo a resposta dos parentes das crianças doenças como asma, obesidade, problemas de comportamento ou de aprendizado se tornaram cada vez mais frequentes.

O percentual de obesidade subiu de 13,3% ao fim do período do primeiro grupo de estudo, em 1994, para quase 16% ao fim do terceiro. em 2006. Nem todas as doenças prosseguiram com o tempo. Mais da metade das crianças que sofriam de asma antes dos quatro anos deixaram de ter o problema aos seis.

O estudo confirmou outras pesquisas recentes que mostram como a obesidade infantil nos Estados Unidos atingiu o teto. O terceiro grupo de crianças analisadas teve menos casos da doença que o segundo.

veja também