Exame de mamografia poderão ser feito sem exame médico em SP

Exame de mamografia poderão ser feito sem exame médico em SP

Atualizado: Quinta-feira, 6 Fevereiro de 2014 as 6

A partir do dia 17 de fevereiro, mulheres com idade entre 50 e 69, poderão realizar exames de mamografia sem pedido medico em mais de 300 unidades de saúde da rede estadual de São Paulo. Para realizar os exames, a paciente deverá dirigir-se em hospitais, Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e clínicas conveniadas.

Neste primeiro ano, serão atendidas mulheres nascidas em anos par. Mulheres nascidas em janeiro e fevereiro poderão fazer o agendamento procurando a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde, sistema Cross.

exame mulherA partir de março, mulheres nascidas neste mês poderão ligar. Mulheres que nasceram em ano impar, mas que estão há mais de dois anos sem fazer o exame de mamografia, também poderão fazer o pedido em 2014. A divisão é feita com base na indicação médica de que a mamografia seja feita a cada dois anos.

A informação foi divulgada na manhã na última quarta-feira (05), pelo governador Geraldo Alckmin. “A mamografia é uma vacina e vai propiciar a detecção precoce e seu respectivo tratamento”, disse.

A ação faz parte do programa “Mulheres de Peito”. Segundo o secretário de Estado da Saúde, David Uip, a ação visa acabar com a burocracia. “Basta a mulher ligar e será agendada a mamografia próximo a sua região”, afirmou.

Está previsto que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após a solicitação do exame. Caso seja detectada alguma alteração no exame ou indícios de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

 

Com informações de: G1

veja também