Exames do coração feitos à distância triplicam em SP

Exames do coração feitos à distância triplicam em SP

Atualizado: Terça-feira, 22 Março de 2011 as 8:23

Em 2010, a rede de serviço de tele-eletrocardiograma do governo de São Paulo realizou 170 mil exames em todo o Estado. Esse número é quase três vezes maior do que o registrado em 2009, quando foram feitos 60 mil testes.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, esse aumento ocorreu porque a capacidade de operação do programa subiu quase 50% no período. Atualmente, já são 75 hospitais, ambulatórios e postos de saúde integrados à Central de Laudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na capital.

Idealizado pelo setor de Bioengenharia do Dante, o serviço de Tele-eletrocardiograma utiliza sinal de celular para encaminhar o exame à Central de Laudos e enviar o laudo à unidade solicitante em um período médio de uma hora. Antes dessa tecnologia, demorava-se até duas semanas para que o resultado ficasse pronto.

O serviço elimina distâncias e permite um diagnóstico mais rápido e preciso, com laudos emitidos por especialistas, segundo Cantídio Moura Campos Neto, engenheiro biomédico do Instituto.

- Com a expansão do serviço, percebeu-se que houve uma redução significativa dos pacientes externos que vinham realizar o exame de eletrocardiograma diretamente no ambulatório do Dante.

O serviço de tele-eletrocardiograma conta com uma equipe especializada de 12 cardiologistas e funciona 24 horas por dia, o ano inteiro.

Veja abaixo as unidades que contam com o sistema:

Capital

Ame Itaquera Ame Interlagos Ame Jardim dos Prados Centro de Referência da Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington (dois serviços) Centro de Saúde Dr. Victor Araúde Homem de Mello Hospital Brigadeiro Hospital Estadual de Sapopemba Hospital Estadual Vila Alpina Hospital Geral Dr. José Pangella de Vila Penteado Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco Hospital Geral de Taipas Hospital Geral de Vila Nova Cachoeeirinha Hospital Geral do Grajaú Hospital Geral Pedreira Hospital Ipiranga Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros Hospital Regional Zona Sul Instituto de Infectologia Emílio Ribas Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermírio de Moraes Núcleo de Gestão Assistencial 08 do Belém Organização Santamarense de Educação e Cultura Organização Social de Saúde Santa Marcelina do Itaim Paulista Santa Casa de Pompéia Unidade Saúde Várzea do Carmo Grande São Paulo

Hospital Geral de Itapevi Centro Especializado em Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti (Mogi das Cruzes) Complexo Hospitalar do Juquery (Franco da Rocha) Complexo Hospitalar Padre Bento (Guarulhos) Conjunto Hospitalar do Mandaqui (dois serviços) Cruzada Bandeirante São Camilo de Assistência Médico-social (Carapicuíba) Fundação do ABC – Hospital Estadual Mário Covas de Santo André Hospital das Clínicas Luzia Pinho Melo (Mogi das Cruzes) Hospital Regional de Cotia Hospital Regional de Osasco – Dr. Vivaldo Martins Simões Hospital Regional Ferraz de Vasconcelos Dr. Osíris Floriano Coelho Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Hospital Geral de Guarulhos Organização Social de Saúde Santa Marcelina de Itaquaquecetuba SECONCI – Hospital Geral de Itapecerica da Serra Interior e litoral

Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Registro – Hospital São João Associação Hospitalar de Bauru Centro de Atenção Integral a Saúde Clemente Ferreira (Lins) Centro de Atenção Integral a Saúde de Santa Rita Centro de Atenção Integral a Saúde Prof. Cantídio de Moura (Botucatu) Centro de Reabilitação de Casa Branca Conjunto Hospitalar de Sorocaba Consaúde – Hospital Regional de Itanhaém Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (Pariquera-Açu) Cruzada Bandeirante São Camilo de Assistência Médico-social – AME de Santos Fundação do ABC – AME Praia Grande Hospital Regional de Assis Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes (Itu) Hospital Estadual Dr. Osvaldo Bradi Faria de Mirandópolis Hospital Geral de Promissão Hospital Geral Guilherme Álvaro (Santos) Hospital Nestor Goulart Reis (Américo Brasiliense) Hospital Regional do Vale do Paraíba (Taubaté) Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Descalvado Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Aparecida D’Oeste Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Santa Rita do Passa Quatro Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira – Hospital Dona Balbina Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Tambau Irmandade do Hospital e Maternidade Coronel Juca Ferreira (Palmeiras) Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe Prefeitura Municipal de Guarujá – Complexo Hospitalar Ana Fernandes de Freitas Prefeitura Municipal de Itajobi Pronto Atendimento Jardim Chervezon (Rio Claro) Unidade de Pronto Atendimento Dr. Francisco Garcia Durante (Santa Rosa Viterbo) Irmandade da Santa Casa de Misericórdia – Ipuã Santa Casa de Misericórdia de Cerquilho Prefeitura Municipal de Ribeirão Corrente – UBS Idelbrando Cassula Cunha Hospital Santa Terezinha (Brotas)

veja também