Excesso de exames para dor nas costas pode prejudicar pacientes

Excesso de exames para dor nas costas pode prejudicar pacientes

Atualizado: Sexta-feira, 18 Fevereiro de 2011 as 9:08

Muitos médicos pedem exames de imagens quando os pacientes reclamam de dores na parte inferior das costas; mas em novas diretrizes da prática médica, a Organização Americana de Clínicos Gerais declarou que, na maioria dos casos, esses exames são desnecessários e fazem mais mal do que bem.

A solicitação rotineira de exames de raios-X, tomografias e ressonâncias magnéticas eleva os gastos da saúde, dizem os "conselhos de práticas recomendadas" da organização. Segundo as diretrizes, os exames podem identificar anormalidades não relacionadas, levando a exames adicionais ou procedimentos que não trazem benefícios - algumas vezes expondo os pacientes a altos níveis de radiação. As recomendações são o primeiro de uma série de documentos que pretende ajudar médicos e pacientes a identificar o mau uso de tratamentos médicos.

A maioria das dores nas costas é causada por tensões nos ossos, músculos e ligamentos. O problema pode ser tratado com analgésicos de venda livre e geralmente desaparece em alguns dias, afirmou um dos autores das práticas recomendadas, o médico Amir Qaseem, diretor de políticas clínicas na educação de medicina da Organização Americana de Clínicos Gerais.

"Algo assim pode ser identificado com o bom e velho histórico médico", disse ele, acrescentando que os exames de raios-X e tomografias "devem ser reservados aos pacientes de alto risco, que estão com sintomas graves".

veja também