Exercícios de Tai Chi Chuan reduzem dores da artrite

Exercícios de Tai Chi Chuan reduzem dores da artrite

Atualizado: Terça-feira, 9 Novembro de 2010 as 9:40

Os famosos exercícios de Tai Chi Chuan, de origem chinesa, ajudam a reduzir a fadiga e as dores artríticas, segundo estudo realizado nos Estados Unidos.

Segundo o principal autor do estudo, Leigh Callahan, professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, o exercício é benéfico para as diferentes manifestações da doença.

- Nossa pesquisa mostra que os cursos de Tai Chi Chuan proporcionam benefícios significativos a indivíduos com todo o tipo de artrite, incluindo fibromialgia, artrite reumática e osteoartrite.

Para a pesquisa, os cientistas recrutaram 354 participantes de áreas rurais e urbanas de 20 cidades dos Estados da Carolina do Norte e Nova Jersey.

Os pacientes foram divididos em dois grupos. Um deles seguiu um curso de Tai Chi Chuan de oito semanas, duas vezes por semana e tiveram alívio. O outro grupo começou mais tarde para efeitos de comparação.

Ao final de oito semanas, o primeiro grupo que concluía o curso registrava melhora moderada em termos de dor, fadiga e rigidez, além de um aumento no sentimento de bem-estar, com resultados satisfatórios em seu sentido de equilíbrio, precisou o médico.

O Tai Chi Chuan fica no meio do caminho entre o método de relaxamento e a arte marcial, sendo um dos exercícios de luta mais praticados do mundo.

veja também