Exercícios físicos são benéficos para pessoas com glaucoma, aponta estudo

Exercícios físicos são benéficos para pessoas com glaucoma, aponta estudo

Atualizado: Quarta-feira, 9 Setembro de 2009 as 12

Pessoas que sofrem de glaucoma – segunda maior causa de cegueira no mundo, marcada pelo aumento da pressão intraocular – podem praticar atividades físicas sem medo de piorar a doença, segundo novo estudo da Universidade de Thessaloniki, na Grécia. De acordo com os autores, algumas pessoas acreditam, erroneamente, que os exercícios podem aumentar a pressão, contribuindo para a progressão da doença.

Para analisar os efeitos dos exercícios na pressão dentro dos olhos, os especialistas avaliaram 45 pacientes com glaucoma que faziam exercícios aeróbicos regularmente com ou sem uso dos colírios específicos e 100 pessoas saudáveis. E observaram que, na verdade, havia uma significativa redução da pressão intraocular após os exercícios. Esse efeito ocorria tanto em pessoas saudáveis quanto nos dois grupos dos pacientes com glaucoma.

Baseados nos resultados, os pesquisadores destacam que os exercícios aeróbicos moderados, como caminhada, são benéficos e devem ser recomendados para pessoas com glaucoma. "O próximo passo de nossa pesquisa é identificar como outros tipos de exercício afetam a pressão intraocular, especialmente em pacientes sob medicação", concluíram.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também