Exercícios na terceira idade exigem alimentação adequada

Exercícios na terceira idade exigem alimentação adequada

Atualizado: Quinta-feira, 18 Agosto de 2011 as 8:17

  Com o passar dos anos, o corpo perde sua força muscular e precisa de mais nutrientes para se manter saudável. Muitas pessoas já se conscientizaram disso e, mesmo na terceira idade, passaram a seguir uma rotina de exercícios.

Pensando nisso, o nutricionista especializado em nutrição esportiva, Paulo Baldini, recomenda uma alimentação especial para os “malhadores” mais velhos. Segundo ele, na terceira idade já há uma tendência natural à perda de peso e quem faz exercícios nesta fase da vida precisa redobrar os cuidados com a nutrição.

Baldini diz ser normal as pessoas perderem a vontade de comer alimentos como carnes vermelhas, ovos e leite à medida que envelhecem. “Isso acontece porque o corpo passa a rejeitar alimentos de difícil digestão”, explica. “No entanto, é preciso que eles façam parte da alimentação, pois a idade e os exercícios demandam mais do corpo”.

Segundo o nutricionista, com o decorrer do tempo nosso organismo vai produzindo proteínas de forma mais lenta e quem pratica exercícios precisa ainda mais delas para a formação dos músculos. Ele acrescenta que processos ligados à terceira idade, como o desenvolvimento de catarata e da aterosclerose, também são influenciados por modificações na estrutura das proteínas que se localizam nas artérias e nos olhos.

Baldini salienta que apesar dos cuidados necessários os exercícios na terceira idade são um grande benefício.

“Quem se exercita regularmente tem cerca de 25% menos de chance de sentir dores musculares e nas juntas”, diz, por exemplo. Para suportar bem e tirar a maior vantagem do esforço extra, o nutricionista recomenda ainda uma alimentação rica em cálcio e em colágeno. Você encontra cálcio no leite e seus derivados e em vegetais de folhas escuras como a couve, aipo e brócolis. O colágeno é produzido a partir da vitamina C. Por isso, capriche na ingestão de frutas como o kiwi, laranja, açaí e a acerola.

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