Exercite os músculos do rosto

Exercite os músculos do rosto

Atualizado: Quinta-feira, 18 Agosto de 2011 as 2:11

  Nós fazemos treinamentos de força para deixar em dia os músculos das pernas, do abdome e dos braços. Também corremos ou fazemos outros exercícios aeróbicos para treinar o músculo do coração.  

Então por que não trabalhar também os músculos do rosto?

  Como qualquer outro músculo, os da face precisam ser movimentados para ficarem tonificados. Claro que não é necessário fatigá-los tanto quanto fazemos com o adutor da coxa. Mas movimentá-los frequentemete ajuda a prevenir rugas e flacidez.

A chamada ginástica facial deve ser feita com frequência – pelo menos em dias alternados – e em frente ao espelho.  

Basicamente o que se deve fazer é movimentar os músculos do rosto, contraindo-os por intervalos de alguns segundos e depois relaxando-os para tornar a contraí-los depois de um breve descanso

"É importante hidratar a pele antes dos exercícios, para não marcar o rosto", diz Bartira Bravo, especialista em ginástica facial. Mas não exagere nos cremes, a pele não deve ficar melada.

Quer testar em casa? Faça de cinco a oito repetições dos seguintes exercícios:

- Arregale bem os olhos e conte até cinco. Pode piscar, desde que você não perca a contração do músculo.

- Levante ao máximo as sobrancelhas, e mantenha-as assim por cinco segundos. Retorne lentamente à posição inicial.   

- Feche bem os olhos. Segure durante cinco segundos e solte.

- Abra um largo sorriso, sem encostar os dentes de cima com os de baixo. Nunca aperte os dentes uns contra os outros. Segure durante cinco segundos e volte devagar.

- Contraia a musculatura do pescoço. Cuidado para não apertar os dentes involuntariamente. Segure por oito segundos e relaxe.  

veja também