Exercite-se e acabe com a dor nas costas

Exercite-se e acabe com a dor nas costas

Atualizado: Sábado, 30 Janeiro de 2010 as 12

Essa foi a conclusão de uma equipe do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, depois de examinar 20 artigos científicos sobre o assunto. Baseada nessa análise minuciosa, a recomendação dos pesquisadores é simples: fazer exercícios localizados de duas a três vezes por semana é o suficiente para dar um basta às crises dolorosas, que, sem exageros, lotam os consultórios médicos - elas só perdem para as dores de cabeça, que estão em primeiro lugar nesse ranking inglório.

"Esse tipo de exercício reforça músculos do abdômen e das costas que funcionam como suporte para a coluna", explica o ortopedista Ricardo Cury, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Alongar-se também é importante. Isso porque trata-se de uma maneira de promover o estiramento das fibras musculares, aumentando a sua flexibilidade.

Com isso em vista, preparamos uma série especial que engloba abdominais e alongamentos para prevenir essa baita amolação. E o melhor: dá para realizála em casa. Faça os movimentos no seu ritmo e, se sentir qualquer incômodo, pare imediatamente e procure um especialista. "Quem já está com dor ou tem algum problema de coluna deve consultar o médico antes de iniciar qualquer atividade física", aconselha o ortopedista Flavio Murachovsky, do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. "Mas o ideal é que todos aprendam a fazer os exercícios com a orientação de um profissional, que também pode sugerir outros movimentos", acrescenta a fisioterapeuta Aline Almeida Centini, do Hospital das Clínicas de São Paulo. "Se eles forem feitos da maneira errada, podem até mesmo piorar o quadro."

Por Thais Szego

Fotos Eduardo Svezia

veja também