Exercite-se sem perceber

Exercite-se sem perceber

Atualizado: Segunda-feira, 22 Agosto de 2011 as 10:09

  Não é preciso ir para uma academia para praticar exercícios benéficos à saúde. Eis cinco maneiras fáceis de você se exercitar todos os dias, aproveitando cada minuto.

1 - Aperte bem - O seu glúteo máximo é o maior dos três músculos glúteos. Exercite-o. Quer você esteja de pé ou sentado, uma apertadinha invisível do bumbum (aperte, segure por 2 segundos, solte) repetida, de 10 a 15 vezes, de uma a três vezes ao dia, enrijece o músculo e queima calorias.

2 - Pratique a postura ereta - Fazer esforço para ficar “alto”, faz você contrair dúzias de músculos, das pernas até o pescoço. Isso queima calorias e fortalece músculos. Quer você esteja passando roupa, lavando louça ou em pé na fila do banco, concentre-se em manter os pés firmemente plantados no chão, os joelhos levemente dobrados, o peito aberto com os ombros baixos e a cabeça erguida. Outro exercício secreto: imagine que você está apertando um lápis entre as omoplatas e que tem de apertar bem os músculos para que o lápis não caia. Não demora muito para os músculos das costas começarem a cansar. A cada vez que você realinhar a postura, sentar-se ou alongar-se, de pé, estará exercitando as costas e os músculos centrais.

3 - Exercite-se enquanto lava roupa - Quer você esteja esperando o ciclo de lavagem terminar ou dobrando a roupa, exercite as pernas. Experimente fazer dez   pliés : alinhe os calcanhares com os ombros e abra os pés de maneira que os dedos estejam virados para fora a um ângulo de 45º. Agache-se, mantendo os joelhos alinhados com os dedos dos pés e certifique-se de que a cabeça, os ombros e os quadris estejam alinhados e encaixados. Retorne à posição inicial, apertando os músculos do bumbum.

4 - Brinque com seus filhos - Em vez de só olhar as crianças brincando, junte-se a elas. Brincar de pique pode ser divertidíssimo; seus filhos vão adorar e você vai queimar calorias. Um jogo de bola é algo que crianças e muitos adultos em boa forma curtirão juntos.

5 - Faça exercícios isométricos - Talvez você não conheça o termo. Exercícios isométricos são aqueles pelos quais os músculos são enrijecidos sem movimento. Por exemplo, empurrar com toda a força um muro é um exercício isométrico porque nem você nem o muro se mexem. A regra básica é manter a tensão de 5 a 10 segundos, em seguida relaxar por alguns segundos. Repetir de cinco a oito vezes. Eis alguns exercícios isométricos simples para você experimentar:

- Tensione os músculos abdominais.

- Posicione as mãos à sua frente como se estivesse rezando e pressione-as firmemente uma contra a outra.  

- Fique de pé com as pernas abertas, a aproximadamente 30 cm de distância de uma parede. Empurre a parede com as mãos como se quisesse movê-la.  

- Num vão de porta e com os braços retos e abaixados, paralelos ao corpo, suspenda  o dorso das mãos até chegar ao alizar de cada lado. Empurre as mãos de encontro ao alizar com toda a força.  

Ainda dentro do vão da porta, empurre as palmas contra o alizar acima de você como se quisesse erguer o prédio.

- Sente-se numa cadeira com os pés plantados no chão. Force as pernas de encontro ao chão com toda a força. (

veja também