Existe uma hora ideal para o consumo de chocolate?

Existe uma hora ideal para o consumo de chocolate?

Atualizado: Terça-feira, 19 Abril de 2011 as 10:02

Se você não passa um dia sem chocolate, é preciso então saber consumi-lo, principalmente se o seu objetivo é manter a boa forma. O primeiro passo é se controlar e   comer de 25 a 30 gramas diariamente . Em seguida, vem a hora mais adequada para consumo. Isso mesmo!

Segundo reportagem da revista   BOA FORMA , existem horários que são mais indicados para saborear essa delícia.

- Pela manhã e, se possível, em jejum:

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca, constatou que voluntários que comeram chocolate nesse horário tiveram menos apetite ao longo do dia e, com isso, consumiram 15% menos calorias.

De acordo com a nutricionista Daniela Jobst, isso se deve à substância triptofano presente no cacau. Ela inibi a ação do neuropeptídeo Y, responsável por estimular a fome especialmente na parte da manhã.

Além disso, “ele ameniza a produção matinal de cortisol, o hormônio do estresse que, em excesso, faz o organismo reter líquido e acumular gordura no abdômen”, completa a nutricionista Abykeyla Tosatti.

- Na sobremesa:

Um pedaço pequeno está liberado! Ele contém componentes que agem no cérebro e bloqueiam os receptores que despertam a vontade de comer mais doce nesse momento.

Já depois das 18 horas , o melhor que se pode fazer é esquecer a guloseima, já que a maioria dos episódios de descontrole alimentar acontecem no final da tarde. Dessa forma, um quadradinho jamais será o suficiente.

Outra dica importante   é procurar trocar a opção ao leite pela amarga, que é rica em fenólicos – antioxidantes que reforçam a imunidade, protegem o coração e levantam o humor – e possui sabor intenso, que permanece por mais tempo na boca, te deixando satisfeita por mais tempo.  

veja também