Famosas falam da experiência com depressão pós-parto

Famosas falam da experiência com depressão pós-parto

Atualizado: Quinta-feira, 29 Julho de 2010 as 1:45

A atriz Gwyneth Paltrow falou ao site Goop sobre momentos difíceis que passou após o nascimento do seu filho Moses, em 2006. "Quando meu filho nasceu, em 2006, era previsto um novo período de euforia após o nascimento, como ocorreu quando minha filha nasceu há dois anos. No entanto, vivi um dos momentos mais difíceis da minha vida, que durou cinco meses. Sofri o que nós sabemos agora que foi depressão", disse.

Depressão pós-parto afeta cerca de 10% das mães e pode ocorrer durante as primeiras semanas após o nascimento ou até um ano. Os sintomas são semelhantes a uma profunda depressão e incluem tristeza, sentimentos de desamparo, fadiga, dificuldade de concentração e sono.

O site Goop é um projeto da atriz e aborda, dentre outras coisas, assuntos pessoais, como este episódio vivido por ela. Gwyneth publicou opiniões da própria ginecologista Laura Schiller e da colega de profissão Bryce Dallas Howard, que interpreta Victoria em "Eclipse", terceiro filme da saga "Crepúsculo".

Bryce viveu experiência semelhante à de Gwyneth Paltrow, em um período que definiu como buraco negro. "Para mim, a amamentação doeu mais do que o parto. Apesar de amamentar sem dificuldade, eu me senti incompetente. Recusei-me a parar, para a minha criança consumir o leite materno", afirmou.

Este sentimento de culpa e tristeza é comum nos quadros de depressão pós-parto. "O pior de tudo foi que me senti uma péssima mãe - não ruim, péssima. A verdade é que toda vez que eu via o meu filho, eu queria desaparecer", disse Bryce.

De acordo com a própria ginecologista de Gwyneth Paltrow, Laura Schiller , as mulheres com este diagnóstico precisam de tratamento. "Mulheres com depressão pós-parto necessitam de tratamento com um psicólogo, e às vezes necessitam de medicação para a depressão. Os medicamentos antidepressivos são geralmente seguros para as mulheres que amamentam e pode ajudar muito para acabar com a depressão", afirmou a médica.

Como ficou claro no caso de Gwyneth Paltrow, a depressão pós-parto pode atingir mulheres que já tiveram uma gravidez normal e nada sentiram. Os familiares devem ficar atentos ao comportamento da mãe e, se os sintomas de depressão não diminuírem com o passar dos dias, pode ser a hora de uma consulta médica para tratar do assunto.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também