MENU

Saúde

Farelo de aveia ajuda a reduzir o "colesterol ruim"

Farelo de aveia ajuda a reduzir o "colesterol ruim"

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O colesterol total é composto de três frações principais: os triglicerídeos, o HDL colesterol (conhecido como "colesterol bom") e o LDL colesterol (conhecido como "colesterol ruim").

Estudos apontam que níveis elevados de LDL colesterol são um importante fator de risco para a aterosclerose  (depósitos de gordura na parede das artérias chamados de ateromas), a principal causa do infarto do miocárdio (ataque cardíaco)

O farelo de aveia contém fibras solúveis que, fermentadas pelas bactérias intestinas, formam ácidos graxos (gorduras) de cadeia curta. Quando chegam até o sangue, os ácidos graxos atingem o fígado e regulam a formação do colesterol.

Além disso, as fibras do farelo de aveia exercem o papel de carregar parte das gorduras ingeridas pela alimentação, favorecendo a redução do colesterol sanguíneo.

Recomenda-se o consumo diário de 40 gramas (três colheres de sopa) de farelo de aveia. Esta quantidade pode ser ingerida junto com uma salada de frutas.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições