FDA aprova nova vacina contra câncer de próstata

FDA aprova nova vacina contra câncer de próstata

Atualizado: Quarta-feira, 5 Maio de 2010 as 11:38

O Food and Drug Administration, órgão de vigilância de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, aprovou uma vacina terapêutica para o tratamento de câncer de próstata. A vacina não é capaz de prevenir a doença, mas serve de alternativa para o tratamento, já que estimula o sistema imunológico combater o tumor.

Atualmente as alternativas para o tratamento do câncer de próstata incluem cirurgia, hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia. A vacina se torna uma nova opção e, em vez de atacar o câncer diretamente, fará com que células do sistema de defesa do próprio paciente ajam contra o tumor. Ela será mais uma arma para tratar metástases (câncer que se espalha para outras partes do corpo) que não respondem mais à terapia hormonal, usada nesse tipo de quadro.

Outras vacinas desse tipo estão sendo estudadas para o tratamento de câncer de pele do tipo melanoma e do neuroblastoma, um tipo de câncer do sistema nervoso central. A infecção pelo vírus HIV é outra frente de investigação para vacinas terapêuticas.

veja também