Feijão branco é bom para a saúde

Feijão branco é bom para a saúde

Atualizado: Terça-feira, 18 Agosto de 2009 as 12

A fama é recente mas os resultados são antigos. O feijão branco é um poderoso queimador de gorduras. Meia xícara do produto contém quase 10 gramas de amido resistente e quem consumir o feijão branco combinado com outros alimentos ricos em amido resistente, na mesma refeição, pode queimar 25% mais gordura do que de outra forma, segundo pesquisa divulgada pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

Segundo a nutricionista Daniela Jobst, a proteína presente no grão inibe o processo de digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue.

Ela explica que o feijão-branco ajuda a emagrecer, porque tem uma proteína de reserva, chamada faseolamina, e essa proteína é inibidora do processo de digestão do carboidrato. Então, ela retarda, inibe essa absorção de açúcares no sangue.

Mas isso só acontece no organismo, se o alimento for ingerido na forma de farinha, uma espécie de extrato de feijão-branco. Estudo mais recente que comprova os efeitos emagracedores da farinha de feijão branco foi divulgado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Para testar o resultado, 50 adultos obesos fizeram uma dieta saudável, mas apenas metade recebeu farinha de feijão antes das refeições. A outra parte, sem saber, recebeu farinha sem efeito. Depois de oito semanas, quem ingeriu o extrato de feijão-branco estava, em média, 1,7kg mais magro e com o nível de triglicerídeos três vezes menor do que os que receberam só o placebo.

Outros estudos registram perdas de peso de até 4% em apenas 30 dias. O importante é que, além de emagrecer, o extrato de feijão-branco também ajuda a prevenir o diabetes.

Programa da Embrapa em combinação com organismos internacionais busca a produção de um feijão com mais ferro e mais zinco. O feijão comum, em 100 gramas de grão, tem em média 5 miligramas de ferro. A meta do programa é chegar a 15 miligramas, ou seja, triplicar os teores. E os pesquisadores concluíram que o feijão branco é muito mais rico do que os outros tipos normalmente consumidos.

A cientista Neuza Brunoro, da Embrapa, orientou uma pesquisa onde ratos de laboratório passaram um tempo sendo alimentados só com feijão, quer dizer, farinha de feijão. O resultado foi surpreendente. Os que comeram feijão branco armazenaram muito mais ferro no organismo do que os que comeram feijão preto que, como vimos, tem o dobro do teor de ferro. O feijão branco tem uma biodisponibilidade de ferro maior do que os outros. Para a nutricionista da Embrapa, no feijão branco o aproveitamento da proteína, também é melhor do que a do feijão de cor.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também