Fibrocuritiba promove palestra gratuita sobre fibromialgia

Fibrocuritiba promove palestra gratuita sobre fibromialgia

Atualizado: Quinta-feira, 19 Novembro de 2009 as 12

O Fibrocuritiba, grupo de apoio aos pacientes com fibromialgia de Curitiba, promove no dia 21 de novembro, sábado, às 9h, palestra sobre a doença. O evento será dividido em três etapas:

introdução sobre o que é a fibromialgia e como fazer o diagnóstico com o reumatologista Eduardo S. Paiva, coordenador do Fibrocuritiba; palestra com a fisioterapeuta Vivian Pasqualin, que abordará como o paciente pode se ajudar para ter uma melhora na qualidade de vida, reforçando a importância da atividade física para o tratamento; palestra final com a psiquiatra Carolina Froehner, convidada especial que abordará os sintomas emocionais da fibromialgia, como a ansiedade e depressão; A fibromialgia foi reconhecida como doença há apenas 18 anos e as causas ainda não são reconhecidas. Trata-se de uma doença crônica caracterizada por fadiga e dor muscular abrangente e múltiplos pontos sensíveis, como pescoço, ombros, costas, quadris e extremidades superiores e inferiores do corpo, que doem ao serem pressionados mesmo que levemente. Outros sintomas relacionados são: sono não reparador, depressão, ansiedade, dor de cabeça e dificuldade para fazer pequenas tarefas por conta da pouca energia física.

Sobre a Fibrocuritiba

O Fibrocuritiba foi fundado há seis anos pelo reumatologista Dr. Eduardo S. Paiva, empenhado pela carência de informações a familiares e pacientes com fibromialgia. O objetivo é fornecer informações para ajudá-los a ter uma visão ampla sobre a doença e prepará-los para esclarecer dúvidas junto aos seus próprios médicos.

"Um grupo de apoio formado por pacientes com fibromialgia pode ser bastante útil em reduzir a sensação de isolamento que muitas destas pessoas sentem, principalmente em se tratando de uma condição ainda não bem conhecida e com poucos sinais externos de sofrimento. Num grupo de pacientes com fibromialgia, pode-se ter a oportunidade de dividir suas experiências, frustrações e esperanças com outras pessoas", diz Dr. Eduardo S. Paiva.

Serviço:

Palestra sobre fibromialgia

Quando: sábado, 21 de novembro

Horário: 9h ao 12h

Onde: CRM - Conselho Regional de Medicina - Rua Victorio Viezzer, 84, Vista Alegre. Sentido Santa Felicidade

Inscrições: Evento gratuito. Participação somente com inscrição prévia via telefone

Fones: (41) 3333-6488 / 3333- 4524 / 3363-0348 das 8h ás 17h.

veja também