MENU

Saúde

Ficar exposto ao sol pode gerar vício

Fonte: guiame.com.brAtualizado: sexta-feira, 20 de junho de 2014 16:48
exposiçõa ao sol gera vício
exposiçõa ao sol gera vício

Todos sabem que o sol é bom e ruim para nossa saúde. Passar muito tempo exposto ao sol, pode trazer sérias consequencias para a pele, como câncer de pele e sérias lesões na pele. Um estudo realizado na Universidade de Harvard e publicado na última quinta-feira (19) no periódico científico "Cell", diz que existem pessoas viciadas em sol. A conclusão de cientistas americanos e colaboradores mostraram através de teste em roedores, que a estimulação pelos raios UV (ultravioleta) solares provoca a liberação de endorfinas, moléculas responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar por células da pele.

exposição ao solOs raios UV, em contato com queratinócitos, um dos tipos celulares da pele, provoca a síntese da pró-opiomelanocortina (POMC), que auxilia os melanócitos a produzirem melanina, o pigmento que dá cor à pele. Os pesquisadores mostram, no estudo, que, a partir da POMC é sintetizada, na própria pele, a beta-endorfina, que atinge a corrente sanguínea e é responsável pela diminuição da sensação de dor e pelo prazer e bem-estar.

Os responsáveis pela pesquisa acreditam que a sensação de prazer pode ser uma recompensa fisiológica pela busca ao sol, o que evolutivamente teria sido importante, já que a exposição ao sol auxilia a produção de vitamina D.

Até o momento, o estudo alerta que não deve abusar. Os raios UV provam provocam mutações por danos diretos ao DNA, e os cientistas alertam que o mecanismo de recompensa poderia ter levado a um grande aumento no número de casos de câncer de pele. "As informações trazidas pelo estudo devem educar as pessoas para se exporem menos ao sol, diminuindo assim o risco de desenvolverem câncer de pele e envelhecimento precoce da pele", alerta David Fisher, coordenador do estudo.

 

 

Com informaçoes de: Gazeta do Povo

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições