Filho único, do meio ou caçula, veja sua posição frente à vida

Filho único, do meio ou caçula, veja sua posição frente à vida

Atualizado: Segunda-feira, 27 Junho de 2011 as 10:22

O psicólogo Kevin Leman acredita que todas as escolhas de uma pessoa adulta remetem, de uma forma ou de outra, a eventos passados relacionados à infância de cada um. E como destaca, a árvore genealógica é personagem fundamental na história de cada um.

Defensor de que descobrir mais sobre seu passado resultará em um novo bem-estar emocional, onde a pessoa encontra-se consciente de seu modo de agir, seus gostos e medos diários, Leman decidiu escrever "O que as Lembranças de Infância Revelam sobre Você" para auxiliar os leitores interessados em se descobrir um pouco mais.

De acordo com o psicólogo, a ordem dos nascimentos dos filhos de uma família tradicional apresenta certos padrões de comportamento, e que é possível entender por que um irmão é mais individualista que outro, mais social ou empreendedor que o resto da ninhada.

Leia trechos sobre a tipos de personalidades das crianças/adultos de acordo com a ordem de nascimento.   Crescer numa família é um pouco parecido com nascer debaixo de uma hierarquia militar - você está sempre olhando para a pessoa acima de você para descobrir como ela espera que você se comporte.

Os primogênitos e os filhos únicos de uma família olham para os pais e os outros adultos ao redor em busca de pistas; os irmãos do meio olham para os primogênitos e os irmãos mais velhos; os bebês da família não têm para onde olhar, senão para cima! À medida que cada filho aprendeu seu papel no drama da família, certos padrões surgem de acordo com a sequência dos nascimentos.

O primogênito

Para o primogênito, não há irmãos ou irmãs mais velhos que possam dar-lhe dicas sobre como lidar com o primeiro dia no grupo de escoteiros, a primeira hora da aula de violino ou o primeiro dia de aula. O primogênito sempre se verá no papel de ser o iniciador por entre um labirinto de primeiras coisas.

O filho único

O filho único exibe padrões semelhantes aos do primogênito, mas não raro, de formas extremadas. Os primogênitos andam mais rapidamente que os outros filhos quando a questão é encaminhar-se para a vida adulta, mas o filho único normalmente é ainda mais rápido. Por quê? Porque os filhos únicos se relacionam praticamente apenas com adultos.

O filho do meio

Os filhos do meio, como você deve imaginar, muitas vezes passam despercebidos no meio. Quando o segundo ou o terceiro filho chega a uma família, nem todo choro daquela criança será atendido pelos pais. E, por estarem espremidos como recheio de sanduíche entre o primogênito e o caçula, normalmente são os filhos que são vistos, mas não ouvidos. Os filhos do meio são mestres em acomodar e tranquilizar as águas da vida.

O caçula

Os filhos caçulas -os bebês da família- são bons em entreter os outros, costumam tentar ser o centro das atenções e a vida da festa, e podem abrir caminho para chegar ao seu coração por meio do charme que demonstram. Quando o bebê da família começa a engatinhar, a família já está mais preparada. (...) Consequentemente, o bebê normalmente aprende que o caminho para obter atenção é "manipular a massa", remexendo seus olhinhos para fazer com que até mesmo aquele tio sério e chato olhe para ele.    

veja também