Fique de olho na pressão arterial

Fique de olho na pressão arterial

Atualizado: Quinta-feira, 3 Novembro de 2011 as 8:14

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa que atinge cerca de 30% da população adulta brasileira. E os riscos aumentam com a idade, podendo chegar a mais de 50% em pessoas mais velhas.

O que é importante saber –   Aquelas que têm predisposição genética e um estilo de vida inadequado (sedentarismo e dieta rica em sal) devem ficar ainda mais atentas. Isso porque para cada 10 mmHg de aumento na pressão arterial diastólica (pressão mínima) ou cada 20 mmHg de aumento na pressão arterial sistólica (pressão máxima), dobra-se o risco cardiovascular, tanto infarto do miocárdio como acidente vascular cerebral.

Cuidados com a alimentação –   Vários estudos demonstram a relação entre o sal e o aumento da pressão arterial. Cerca de 72% do sal consumido vem de alimentos processados, como enlatados, queijos e embutidos. Esses produtos contêm muito sódio (composição do sal de cozinha) e a elevada ingestão dele faz o organismo reter mais líquidos, podendo levar à hipertensão, além de afetar os rins.

Atualmente, o sal é consumido em uma quantidade duas vezes maior do que o recomendado pelos médicos (de 4 g a 6 g por dia). Muitas pessoas ingerem entre 12 g e 15 g por dia, chegando a uma quantidade superior em alguns estados do Brasil.

Para proteger sua saúde, além de cuidar da alimentação, é importante manter um programa regular de atividades físicas e um balanço entre trabalho e lazer para reduzir do estresse do dia a dia.

veja também