Fisioterapeuta explica os benefícios da Drenagem Linfática para gestantes

Fisioterapeuta explica os benefícios da Drenagem Linfática para gestantes

Atualizado: Quarta-feira, 1 Junho de 2011 as 2:56

São noves meses de expectativa e espera, além das alterações na rotina de vida, a preparação psicológica e financeira, as gestantes enfrentam também as mudanças do corpo.

De acordo fisioterapeuta, Tatiana Campos Rocha, do Espaço Equilíbrio de Belo Horizonte (MG), durante a gestação há um aumento na produção hormonal responsável por algumas modificações musculares e no funcionamento do corpo feminino. “Alguns dos hormônios essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver sódio, o que causa a retenção hídrica. Para se ter uma ideia, as futuras mamães podem reter em seu corpo um volume de água até oito litros acima do normal”, explica Tatiana.

Para garantir bem estar durante a gravidez e recuperar as formas mais rapidamente, muitas mulheres recorrem à drenagem linfática. A massagem é realizada para melhorar a retenção hídrica drenando o excesso de líquido novamente para os vasos venosos e linfáticos, auxiliando, dessa forma, na eliminação de toxinas retidas nos tecidos. A técnica consiste em movimentos muito suaves que empurram lentamente esse líquido novamente para os vasos, para que seja posteriormente eliminado. Esse tipo de massagem é muito utilizado no pré e pós-parto, prevenindo transtornos circulatórios.

Segundo a fisioterapeuta, as sessões de drenagem podem ter início logo nas primeiras semanas de gestação, quando a mulher já começa a perceber as mudanças no corpo e no comportamento. “O tratamento proporciona bem estar físico e emocional, pois os resultados favorecem a auto-estima, proporcionando uma gestação saudável e feliz. No pós-parto, a massagem ajuda a reduzir mais rapidamente o líquido retido durante a gestação, contribuindo para a recuperação plena da saúde física e estética”, completa Tatiana.

Por Pollyanna Mattos

Com informações da Ampla Comunicação

veja também