Força-tarefa faz vistorias em hospitais de Rondônia

Força-tarefa faz vistorias em hospitais de Rondônia

Atualizado: Sexta-feira, 14 Janeiro de 2011 as 9:18

Uma força-tarefa do governo federal iniciou ontem em Porto Velho uma visita de vistoria e inspeção em algumas unidades de saúde de Rondônia, após o governador Confúcio Moura (PMDB) decretar estado de perigo iminente e calamidade pública no setor.

A equipe, composta por militares do Ministério da Defesa e técnicos do Ministério da Saúde e da Defesa Civil Nacional, tem como objetivo traçar um diagnóstico do setor de saúde pública no Estado. Ontem, os representantes percorreram as dependências do Pronto Socorro João Paulo II, do Hospital de Base Ary Pinheiro e do Hospital Infantil Cosme e Damião, na capital, e hoje estavam em algumas cidades do interior.

Na vistoria ao João Paulo II, a equipe fotografou os pacientes estirados no chão e ao longo dos corredores e os vários setores da unidade, como urgência e emergência, UTIs e centro cirúrgico. A inspeção durou mais de uma hora. Em seguida, a equipe se deslocou para as demais unidades de saúde, como o Ary Pinheiro, passando pelo setor de ortopedia, UTI-Neonatal e conversando com os pacientes.

De acordo com o secretário de saúde do Estado, Alexandre Muller, a equipe visitará também os hospitais de Ji-Paraná, Cacoal e, possivelmente, Vilhena. Até amanhã, o grupo pretende apresentar um relatório completo da atual situação do setor e um parecer sobre o auxílio do governo federal ao Estado, em caráter emergencial.

veja também