França confirma cinco casos de gripe suína a bordo de cruzeiro

França confirma cinco casos de gripe suína a bordo de cruzeiro

Atualizado: Sexta-feira, 21 Agosto de 2009 as 12

As autoridades francesas confirmaram nesta sexta-feira que cinco passageiros do cruzeiro Independence of the Seas, um dos maiores do mundo, estão infectados com o vírus da gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1).

Os passageiros doentes foram colocados em isolamento e ficarão a bordo durante sua escala em Cannes, no sudeste da França, onde a embarcação chega neste sábado.

Os 1.352 membros da tripulação também não poderão deixar o navio, mas os demais passageiros (4.279 no total) poderão desembarcar.

O Independence of the Seas um dos três maiores navios de cruzeiros do mundo, propriedade da empresa Royal Caribbean International, procedia de Livorno, na Itália, e tem previsão de chegar a Barcelona, na segunda-feira, 24.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e deram resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também