Friagem para aliviar a tosse noturna, sugere especialista

Friagem para aliviar a tosse noturna, sugere especialista

Atualizado: Quarta-feira, 2 Março de 2011 as 9:39

Entre as reclamações mais recorrentes nos consultórios de pediatria estão o nariz entupido e as dores de ouvido e de garganta: “A criança ainda não tem um sistema imunológico preparado para reconhecer os mais variados tipos de micro-organismos”, explica a otorrinolaringologista Tania Sih, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Ao lado da tosse e febre, vêm uma série de dúvidas dos pais e um festival de crendices sobre como curar as infecções. A especialista derruba algumas delas:

- ”Nada de pingar azeite, leite materno, álcool ou qualquer outra coisa no ouvido de um bebê com otite”. Em contrapartida, a fralda quentinha está liberada.

- “Sobre privar seu filho de tomar sorvete e obrigá-lo a vestir mil casacos, ela não só abate esse mito como aconselha uma dose de friagem para cessar a tosse no meio da noite. “Você pode — embora seja uma coisa que assuste pais e mãos — enrolar a criança num cobertor e levá-la para uma sacada, por exemplo. Com essa exposição ao frio, a região da garganta desincha e ela já melhora”, ensina.

veja também