Frutas: fonte de vitaminas, fibras e minerais

Frutas: fonte de vitaminas, fibras e minerais

Atualizado: Terça-feira, 12 Fevereiro de 2008 as 12

Sol, verão, calor! Nesta época do ano aumenta o consumo de frutas, principalmente preparadas na forma de sucos!

Embora o Brasil seja um país tropical, onde existe uma ampla variedade de frutas disponíveis o ano todo, seu consumo ainda é muito baixo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), seria necessário o consumo de cerca de 400g de frutas, verduras e legumes por dia para prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Além disso, consumir frutas garante um aporte adequado de fibras, vitaminas e minerais, importantes para o bom funcionamento de nosso organismo, garantindo-nos saúde e bem-estar. Como são fontes de fibras, as frutas ajudam a regular o trânsito intestinal e contribuem também para normalizar os níveis de colesterol e glicose no sangue.

Variar os tipos de frutas também é essencial, pois desta forma aumentamos a variedade de nutrientes que cada uma delas oferece.

O ideal é que as frutas sejam consumidas in natura, podendo ser servidas frescas, em uma salada de frutas ou incrementando uma salada de folhas verdes.

Durante o verão, os sucos de frutas são uma ótima maneira de manter-se hidratado e bem nutrido, lembrando que os sucos naturais ajudam a aumentar as defesas do organismo.

É importante preparar o suco minutos antes de bebê-lo ou o quanto antes for possível, já que as vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B) das frutas se perdem em contato com o ar.

Uma boa dica é combinar alguma fruta com ervas (hortelã, cidreira), com legumes (cenoura, beterraba) ou até mesmo folhas (couve, agrião), por exemplo. A combinação exótica de sabores e de nutrientes garantirão não apenas o verão, mas o ano inteiro cheio de saúde.

Receitas:

Suco Bronzeado Duradouro

1/2 cenoura;

1 fatia fina de mamão;

1 copo de suco de laranja

Bater tudo no liquidificador, adoçar se necessário e acrescentar gelo.

Suco Refrescante

1 fatia de abacaxi;

1 folha pequena de couve;

5 folhinhas de hortelã;

Completar com 1 copo de água de coco e bater tudo no liquidificador. Adoçar se necessário e acrescentar gelo.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também